quarta-feira, 20 de julho de 2011

Violência Doméstica

 Dentre as formas de violência mais comuns em mulheres, destacam-se agressão física sob forma de tapas e empurrões seguidos de violência psicológica através do xingamento com ofensa a conduta moral da mesma, ameçada através das coisas quebradas.
    Espancamento com cortes marcas ou fratura, ou até mesmo relações sexuais forçadas, cárcere privado,  proibição para exercer atividade profissional.
   Geralmente o agressor é o companheiro. A maioria das mulheres temem em denunciar ou pedir ajuda, somente em casos mais graves como ameaça com arma de fogo e espancamento, cortes ou fraturas, recorrem a alguém para ajudá-las.
   A principal causa da violência é o ciúme, sendo que a maioria das vezes, o agressor está alcolizado.

fonte: Fundação Perseu Abramo - www2.fpa.org.br/portal/modules/news


  Como medida de política pública e combate a violência contra mulher, os governos tem criado abrigo para mulheres e filhos, vítimas de violência doméstica como criação da delegacia especializada (DEAM), Centro de Referência de Atendimento Social (CRAS) e outros.  
   Foi realizada uma entrevista em Aracruz/Es no dia 20/07/2011 com uma moradora da localidade do bairro Bela Vista no qual foi possível exemplificar esta relidade.


Grupo 1- Qual tipo de violência que você recebeu e há quanto tempo vem ocorrendo tais agressões?
Ana: sou espancada diariamente pelo meu marido, e isso vem acontecendo há aproximadamente um ano e meio.
Grupo 1: Qual o motivo das agressões? E como elas ocorrem?
Ana: O motivo das agressões é a bebida. Ocorrem sempre nos finais de semana, quando ele sai para beber com os amigos.
Grupo 1- E como foi a primeira vez que ele te agrediu? E por quê?
Ana:  Ele chegou em casa bêbado, quebrando tudo, eu estava na sala assistindo televisão com meu irmão, e do nada, ele começou a me agredir verbalmente, e quando tentei dialogar, ele me empurrou contra a parede e me deu um tapa no rosto, foi quando caí no chão, o meu irmão o segurou e perguntou por que ele estava agindo daquela maneira, ele disse que eu estava o traindo.  
Grupo 1- Por que você não o denunciou?
Ana:   Por medo. Sofro ameaça de morte, e por isso não chamo a polícia e tão pouco  conto para alguém. Para preservar minha vida, prefiro chorar em silêncio.
Grupo 1- E há quanto tempo estão casados?
Ana: Há 5  anos.
Grupo 1- Já tentou pedir  a separação?
Ana: Sim,mas ele não aceita,quando falo em separação ele  chora ,faz jura de amor ,fala que vai mudar. Por alguns dias penso até mesmo que ele mudou, mas tudo  é em vão, é só voltar a beber que o inferno começa. Até arma  ele já colocou  na minha cabeça e me  fez jurar que jamais me separaria dele. Às vezes, penso em fugir de casa ,mas o que faz eu ficar são os  meus filhos,não tenho profissão,não estudei,financeiramente dependo dele. Como vou sustentar sozinha  duas crianças? O jeito é aceitar as porradas e chorar sozinha pelos cantos sem reclamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPONENTES GRUPO 01 - POLO ARACRUZ


Simonton Moreira de Freitas/Marcos Maciel Barreiros/Aristenia Mancini Martin/Denise Ferreira de Araújo/Rosa Eliane Cardoso/Soleniete Marinho/Alessandra Tellis Gonçalves/Alan de Morais Alves

Notícias Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...