sexta-feira, 30 de março de 2012

Conceitos

Módulo: 4

Estado e Sociedade

 

Unidade 01- Estado, Sociedade e Cidadania

Temas abordados:
1)      Cidadania: é a ação de exprimir o conjunto de direitos e deveres que um individuo possui dentro de uma sociedade.
2)      Estado: o conceito esta ligado com a organização política, onde os fatores econômicos, sociais, culturais, enfim, giram em torno de um governo.
3)      Sociedade: É um grupo de pessoas que dividem e que almejam o bem estar coletivo.

Conforme foi conceituando cada tema, pude perceber que eles evoluíram muito ao passar dos anos, o que mais me chamou a atenção foi principalmente o conceito de cidadania. Essa deixou de limitar-se com apenas à participação política e passou a referir a um conjunto de fatores, como por exemplo: os deveres da sociedade em relação ao cidadão

Unidade 02- O Direito como instrumento de transformação social

Temas abordados:
1.      O nascimento do Direito e o desenvolvimento da sociedade: do antigo Egito à Roma imperial.  
2.      O nascimento do Direito e o desenvolvimento da sociedade: do Brasil Colônia aos dias atuais.
3.       Direito Público: um breve histórico.
4.      Ações afirmativas e normativos jurídicos.
O direito civil é o comum que rege as relações entre os particulares, veio trazer disciplinar a vida em sociedade. No meu ponto de vista o direito é com certeza um instrumento de transformação da sociedade, portanto deve ser eficiente e abrangente, trazendo soluções que resolvam os problemas cotidianos do ser humano. Viver em sociedade é uma necessidade do homem mesmo antes de nascer, porém viver bem em busca da justiça social foi uma forma que este encontrou para ter uma vida mais saudável, principalmente para as classes menos favorecidas. Cabe aos governantes fazer valer a aplicabilidade do direito humano em todas as suas formas legais, seja no âmbito individual ou coletivo. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º diz que: “todos são iguais perante a lei [...]”, portanto esta igualdade de direito é que os movimentos organizados buscam para terem uma convivência mais digna com o seu semelhante.

Unidade 03- Políticas públicas em gênero e raça.
Temas abordados:
1.      Políticas públicas no estado democrático de direitos.
2.      Políticas públicas em gênero no combate as desigualdades.
3.      Políticas públicas de raça no enfrentamento ao racismo.
4.      Quesito cor.

Políticas públicas são as ações  do poder público que o relacionam com a sociedade, configurando-se através das leis e dos diversos programas que atendem a certos setores sociais.  A diversidade e a discriminação de gênero e raça devem ser superadas com a  união do governo, sociedade civil organizada, dos diversos movimentos e outros atores afins, através das políticas públicas focalizadas, pois os problemas sociais que geram a discriminação afetam grande parte da população,   havendo, portanto a necessidade de incluir do tema gênero e raça na agenda governamental.  As desigualdades de gênero e raça   se manifestam de diversas formas,   seja na entrada para o mercado de trabalho, tanto de  mulheres quanto da população negra; de oportunidade, socioeconômica; trabalho e distribuição de riquezas. Para que as políticas públicas surtam o efeito esperado faz-se necessário  que se conheçam as causas do problema,   identificando quem são os grupos beneficiados e analisando se tais ações estão sendo bem empregadas.


 

 

 

 

 




quinta-feira, 29 de março de 2012

FORMAÇÃO CULTURAL DE ARACRUZ

Com base nos textos apresentados nos módulos do curso de pós graduação em gestão de políticas públicas em gênero e raça, o grupo 1 - Polo Aracruz, apresenta os principais grupos culturais da cidade de Aracruz enfatizando sobre a importância da preservação destes grupos sociais, bem como, o investimento em políticas públicas de valorização e reconhecimento destas comunidades, uma vez que, fazem parte da origem e formação histórica do município.

Grupos Folclóricos:

Grupo de Dança Circular Toré

Grupo de dança Guerreiros Guaranis

Coral Guarani

 

Grupo de Guerreiros Tupinikim














Gruppo di Ballo "Nova Trento"

É um grupo de danças folclóricas italianas, criado em 1997, pela Divisão de Arte e Cultura da Prefeitura de Aracruz para resgatar a tradição italiana no município, seus componentes são descendentes de italianos do Distrito de Guaraná.

Banda de Congo São Benedito do Rosário

Criada por volta de 1850 teve seu primeiro uniforme doado por D. Pedro II, em visita ao Espírito Santo, em 1860.

Bandas de Congo Tupinikim de Caeiras Velha

Formado por índios Tupinikim e residentes na aldeia de Caeiras Velha, onde ocorre a mistura de tradições indígenas e negras.

Banda de Congo Flor do Gramuté

Grupo formado por integrantes da localidade de Itaparica - Santa Cruz.

Coral do Arco-Íris

Coral formado com a participação dos alunos da Escola Placidino Passos.

Coral de Italianos da SEMUC

Formado por descendentes italianos, anima os eventos com músicas italianas.

Grupo de Capoeira Ilê-Odara

Grupo criado pelo mestre VT com o objetivo de resgatar a cultura negra no Município.

Cordão das Baianas 30 participantes.

O cordão das baianas foi criado pela ex-escrava Mãe Aurélia no início do século XX, em Vila do Riacho e Barra do Riacho, onde morou.

Cordão do Arco-Íris

Esse cordão ressurge como remanescente do grupo “Luzes do Arco-Íris”, que existia em Barra do Riacho até o início dos anos 1990 e que integrava a Banda de Congo de Barra do Riacho.

fonte: http://www.aracruz.es.gov.br/conheca/4/

quarta-feira, 28 de março de 2012

Casos de racismo no esporte revoltam atletas e torcedores

A discriminação racial prova estar presente não somente em quadros sociais de pobreza e miséria, mas em qualquer meio social onde se possa propagar esta prática contra as pessoas. O vídeo a seguir comprova que esta mentalidade está presente em qualquer país, principalmente os mais ricos. Atletas bem sucedidos e famosos não escaparam das provocações de cunho discriminatório e simplesmente se sentiram impotentes diante de tamanho desrespeito a dignidade humana. 

http://globotv.globo.com/rede-globo/esporte-espetacular/v/casos-de-racismo-no-esporte-revoltam-atletas-e-torcedores/1873374/

POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO - UNICEF

COMPONENTES GRUPO 01 - POLO ARACRUZ


Simonton Moreira de Freitas/Marcos Maciel Barreiros/Aristenia Mancini Martin/Denise Ferreira de Araújo/Rosa Eliane Cardoso/Soleniete Marinho/Alessandra Tellis Gonçalves/Alan de Morais Alves

Notícias Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...