domingo, 9 de outubro de 2011

DADOS SOBRE ECONOMIA DE ARACRUZ


Até a década de 60 o município possuía uma economia simples, cuja base produtiva era essencialmente rural, destacando-se a pecuária, o café e a pesca.

A partir da instalação Aracruz Celulose, hoje Fibria, houve uma transformação socioeconômica na região, com o aumento do emprego e renda e também o crescimento da população, que em 1970 era de aproximadamente 26.000 habitantes e hoje chegou a mais de 81.000 habitantes, conforme dados do censo 2010 - IBGE.

Atualmente o município está vivendo um novo salto econômico com a chegada de várias empresas atraídas pela indústria de petróleo e pela ótima estrutura logística, pois possuirmos todos os modais de transportes: Ferroviário - ramal da EFVM, Rodoviário - BR-101, ES-010, 124, 257, 261, Marítimo – Portocel (Fibria) – TEBR (Petrobras), Aéreo - aeródromo Primo Bitti (Fibria).

Dentre as diversas empresas que estão em vias  de se instalarem em Aracruz, destacamos: Nutripetro, Jurong, Carta Fabril, Imetame Serv. Portuários, Termoelétrica, etc., todas na região da orla do município.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico estão previstos para os próximos 03 (três) anos investimentos de mais de quatro bilhões de reais, com previsão de criação de mais de 16.000 (dezesseis mil) empregos na fase de instalação e mais de 7.000 (sete mil) na fase de operação.

Estas notícias de um lado são alvissareiras, em face de criarão de milhares de oportunidades de emprego e melhoria da renda, por outro, devem ser vistas com preocupação, pois atrairão migrantes de diversos lugares, que exigirá altos investimentos, para evitar o crescimento desordenado do município, com o surgimento de bolsões de pobreza, que acarretam o aumento da violência. 


Fonte: Dados colhidos da Comissão Especial para Estudo da Segurança da Câmara Municipal de Aracruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPONENTES GRUPO 01 - POLO ARACRUZ


Simonton Moreira de Freitas/Marcos Maciel Barreiros/Aristenia Mancini Martin/Denise Ferreira de Araújo/Rosa Eliane Cardoso/Soleniete Marinho/Alessandra Tellis Gonçalves/Alan de Morais Alves

Notícias Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...