domingo, 11 de dezembro de 2011

Comentário sobre o livro: Uma história do Povo de Aracruz

Autor: José Maria Coutinho
Volume II, 2006
O Ilustre autor José Maria Coutinho foi de suma importância para o Município, pois pesquisou a história dos aracruzenses e, além disso, aliou-se ao povo de sua terra , colocando sua inteligência e todos os conhecimentos adquiridos a serviço das classes populares e de suas raízes. Certamente o trabalho dele fornece inúmeros dados para todos nós que estamos estudando e pesquisando o Município.

Sobre o autor:

José Maria Coutinho nasceu em Barra do Riacho. Formou-se em História (UFES), em 1969, Mestre em História da América em (1971) e Doutor (Ph.D) em Ciências Sociais e Educação Comparada e Internacional, pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Lecionou em várias Universidades entre elas a UFES. Participou de inúmeros debates, congressos, simpósios, seminários, orientou dezenas de Monografias, dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.
O professor José Maria era um obstinado e um apaixonado por várias causas, entre elas a cultura indígena e o direito dos povos indígenas em relação à dominação dos “invasores brancos”; os quilombolas, descendentes dos negros escravos, que segundo o professor têm direito não só a preservar suas tradições, como também reaver núcleos territoriais que pertenceram aos seus antepassados; e dos folguedos, representados pelo congo, pelo “Bumba Meu Boi” e por outras manifestações populares. Ele foi o criador do “Desfile Multicultural de Aracruz”.

Morreu em 06/02/2011

Destaco do livro o capítulo que retrata a importância do negro no Município.

3.4 - Negros se destacam na Sede, p. 495

Os negros, mulatos e cafuzos eram a maioria em Vila do Riacho (70%) e minoria nas demais vilas e povoados, com presença numérica de 20% em Barra do Riacho e 10% em Santa Cruz e Aracruz, e percentagens ainda menores nas outras.

Destaques:

1- Vovó Aurélia, ex-escrava, parteira, benzedeira, festeira, congueira e carnavalesca de Barra do Riacho e Vila do Riacho, de 1910-1970.

2- Francisco Monteiro Bermudes, primeiro farmacêutico de Aracruz, vereador e Presidente da Câmara Municipal, 1971-73.

3- Guilobel de Oliveira, contabilista, secretário escolar, político, o fabriqueiro responsável pela vinda de Monsenhor Guilherme Schimitz para Aracruz, em 02 de março de 1955.

Muitos outros se destacaram e certamente hoje continuam se destacando, mas é necessário que seja feita uma pesquisa de campo para que se registre e para que se continue a pesquisa iniciada pelo autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPONENTES GRUPO 01 - POLO ARACRUZ


Simonton Moreira de Freitas/Marcos Maciel Barreiros/Aristenia Mancini Martin/Denise Ferreira de Araújo/Rosa Eliane Cardoso/Soleniete Marinho/Alessandra Tellis Gonçalves/Alan de Morais Alves

Notícias Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...