domingo, 11 de dezembro de 2011

Plano de Ação - Módulo 3 - CRIAÇÃO DE UM MUSEU DA CULTURA AFRO-DESCENDENTE NO MUNICÍPIO DE ARACRUZ

 

PLANO DE AÇÃO - GRUPO 01 PÓLO ARACRUZ

 

Plano de Ação


CRIAÇÃO DE UM MUSEU DA CULTURA AFRO-DESCENDENTE NO MUNICÍPIO DE ARACRUZ.


Dentre os Planos de Ações analisados, o grupo concluiu que deveria postar um plano cuja temática seria inovadora para o público aracruzense e população vizinha, em especial aos povos afro-descendentes e que este atentasse para a produção de uma atividade artístico-cultural.


1 - Objetivo Geral:
Criação de um Museu da Cultura Afro-descendente no município de Aracruz.


2 - Objetivos Específicos

  • Viabilizar a criação de um espaço voltado à pesquisa, e à cultura afro-brasileira, colocando-o a serviço da sociedade.

  • Desenvolver ações que valorizem e preservem o patrimônio cultural e ambiental, respeitando a diversidade, promovendo a cidadania e resgatando a dignidade humana do povo afro-descendente do município de Aracruz.

3 - Justificativa
Aracruz é um município formado em sua totalidade por povos negros, e a população nativa quilombola hoje existente em Aracruz tem lutado muito para terem seus direitos reconhecidos.

Considerando que temos nos municípios regionalizados a disposição da população museus Italiano, alemão dentre outros, e a Casa da Cultura aracruzense tem hoje um considerável acervo de povos indígenas, deixando somente de cumprir sua função social com os povos negros, para que estes venham resgatar sua cultura e origens, preservando a consciência histórica.

Face ao exposto, a criação deste museu seria uma homenagem a quem ajudou a construir a história de nossa Cidade, Estado e de nosso País.


4 – Ação

Na data de 08/12/2011, o grupo 1 do Pólo de Aracruz reuniu-se com  a Comunidade Negra de Aracruz, representada pelo seu vice-presidente Valdivo Prates para  análise das propostas e das  possibilidades da criação e implementação do referido museu. No momento oportuno o vice-presidente informou que o plano é viável e que os povos negos organizados já contam com apoio de movimentos negros de cidades vizinhas.

Relatou ainda que se o plano for colocado em prática, trará enormes benefícios aos afro-descendentes, pois será um espaço inovador, dedicado ao resgate histórico, à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural negra em Aracruz.

Responsável pelos recursos decorrentes: O museu por ser uma instituição pública, terá sua dotação orçamentária e subordinação à Secretaria Municipal de Cultura e administrado pela Comunidade Negra de Aracruz.


5 – Cronograma

ATIVIDADES
DEZ/2011
JAN/2012
FEV
MARCO
ABRIL

1- Elaboração da proposta


01





2-Apresentação da proposta a Comunidade Negra de Aracruz


08





3- Reunião com o Poder Executivo e a Secretaria de Cultura para apresentar a proposta.


23







4- Mobilizar a sociedade em geral e representantes da sociedade civil organizada, para apresentar a proposta.



18



5- Verificação da viabilidade do imóvel, onde será instalado o Museu




15


7- Trâmites para aluguel e instalação do imóvel




07


8- Inicio de funcionamento do museu





21

População beneficiada: população em geral, em especial os afro-descendentes.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPONENTES GRUPO 01 - POLO ARACRUZ


Simonton Moreira de Freitas/Marcos Maciel Barreiros/Aristenia Mancini Martin/Denise Ferreira de Araújo/Rosa Eliane Cardoso/Soleniete Marinho/Alessandra Tellis Gonçalves/Alan de Morais Alves

Notícias Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...