domingo, 11 de dezembro de 2011

Módulo 3 - Políticas públicas e raça






O Módulo 3 - Políticas públicas e raça é composto por 04 unidades, subdivididas em conceitos distintos: 

· Unidade 1 – A construção histórica da idéia de raça, 

· Unidade 2 – O percurso do conceito de raça no campo de relações raciais no Brasil, 

· Unidade 3 – Desigualdades raciais e realização socioeconômica: uma análise das mudanças recentes, 

· Unidade 4 - Movimento Negro e Movimento de Mulheres Negras: uma Agenda Contra o Racismo. 


A unidade 1 - faz-nos entender que a concepção de raça existe desde os primórdios dos tempos, pois desde o inicio da humanidade o homem já tinha o poder de dominar o outro. É importante ressaltar que embora representação familiar venha desde as primeiras formas de vida na terra, emergiu-se na América e está intimamente representada pela superioridade e inferioridade, onde imperava a dominação que com o passar do tempo expandiu-se pelo mundo todo, tomando novas formas de dominar outras gerações/raças que foram surgindo perpetuando-se até o presente momento. A palavra raça também significa, espécie humana, homens de forma em geral, sendo, portanto natural que com o passar do tempo à história se reconstrua, evoluindo-se juntamente com a humanidade. 

Os textos da unidade 2 - relatam a trajetória dos povos negros, miscigenados, índios e os brancos, bem como a construção histórica de cada um no Brasil. O primeiro texto inicia-se com a abolição da escravatura, o que este ato político representou para os brasileiros e o que herdamos desta política pública focalizada. Penso que o embranquecimento foi muito bom para a história, mas o que fazer para melhorar a vida dos negros que ainda estão entre os menos favorecidos. Observa-se que a partir dos vários movimentos existentes, os conflitos de classes eram puramente para fazer destes povos, tidos como raça inferior uma classe dominada, tornando assim o racismo e a discriminação algo notável. A problemática racial está enraizada em nosso cotidiano de diversos modos. Novas propostas devem ser pensadas para que o negro, índio, amarelo, miscigenado etc., brasileiro tenha mais dignidade. 

Os textos da unidade 3 realizam, portanto, uma análise econômica da condição de vida da população branca e negra, identificando a intensidade da desigualdade racial através de estudos dos tópicos associados às características da população (educação, trabalho, renda, etc...). Conclui-se assim que o problema da desigualdade esta na má distribuição de recursos, principalmente na distribuição de renda, sendo que o salário tem peso expressivo no processo de distribuição de renda, sendo decisivo na vida do grupo familiar. Vale à pena ressaltar outro fator importante que contribuiu para a diminuição da desigualdade, que foi/é a educação. A população brasileira vem apresentando mudanças expressivas, entre as modificações que dão novos contornos ao retrato populacional destacam-se elevação da expectativa média de vida, a queda da taxa de fecundidade, os papeis da mulher na sociedade, dentre vários outros tópicos. 

A última unidade que tem por tema – Movimento Negro e Movimento de Mulheres Negras: uma agenda contra o Racismo, relata que com o fim da escravidão, impedido de exercer sua plena liberdade e possuir um emprego digno, os negros que com a libertação, conseguiram se integrar à sociedade do trabalho, novamente tiveram como função o servir. A mulher, na maioria das vezes, acabava trabalhando como empregada doméstica em casas de famílias, submetendo a humilhação. Surge aí então o Movimento Negro Brasileiro. Este movimento está diretamente ligado às lutas contra o racismo e a discriminação racial. Esta unidade traz um resumo histórico das primeiras manifestações do povo negro e o surgimento das associações voltadas para a causa racial. O principal papel do movimento negro foi e é de propor reivindicações de toda a sociedade e do Estado, ações concretas de superação das desigualdades raciais. Em 1988 o Estado começa a reconhecer a sua omissão histórica, sendo pressionado a programar medidas de promoção da igualdade social.


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COMPONENTES GRUPO 01 - POLO ARACRUZ


Simonton Moreira de Freitas/Marcos Maciel Barreiros/Aristenia Mancini Martin/Denise Ferreira de Araújo/Rosa Eliane Cardoso/Soleniete Marinho/Alessandra Tellis Gonçalves/Alan de Morais Alves

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