terça-feira, 5 de junho de 2012

Ferramentas de controle de Políticas Públicas


Como foi abordado nas unidades do módulo 5, a gestão pública possui várias ferramentas que norteiam o gerenciamento de projetos ou programas de uma determinada política pública a ser implantada. Dentre as várias ferramentas apresentadas, destaca-se o PPA - Plano Plurianual, onde os gestores devem realizar um planejamento financeiro das contas em um determinado período. Esta ferramenta, por sua vez, deve seguir uma rigorosa lista de exigências regidas por lei. Suas principais características são

custeio dos serviços públicos, planos de investimento, de inversões e, ainda, planos de obtenção de recursos. A execução desse programa de trabalho exige autorização prévia do órgão de representação popular (CN), e a forma material desse órgão expressar sua autorização é a LEI (O Poder Legislativo é a representação direta e democrática da sociedade na Administração Pública. Esta condição lhe confere uma das maiores responsabilidades na vida política, econômica e social do país).

É considerado um documento que consubstancia as finanças do Estado. É a peça mais importante da Administração Pública, pois nele estão os PROGRAMAS e PROJETOS de um Governo que, ao distribuir entre os vários órgãos o dinheiro arrecadado dos cidadãos, define suas prioridades.

Os principais princípios que os norteiam são os da Anualidade, Universalidade e o da Unidade.


Para se obter um bom planejamento, é necessário que a administração pública tenha um canal de comunicação e participal da sociedade civil para que seja colhida as demandas necessárias das comunidades. Baseado nestes conceitos a grupo 01 do curso de GPPGeR vem propor um modelo para contribuição e desenvolvimento deste trabalho. Como hoje em dia a comunicação digital está presente em todos os lugares, nada melhor que, criar um site que armazene e envie informações dos principais problemas vividos nas comunidades. Estas informações serão colhidas e analisadas e podem posteriormente se tornar parte do PPA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPONENTES GRUPO 01 - POLO ARACRUZ


Simonton Moreira de Freitas/Marcos Maciel Barreiros/Aristenia Mancini Martin/Denise Ferreira de Araújo/Rosa Eliane Cardoso/Soleniete Marinho/Alessandra Tellis Gonçalves/Alan de Morais Alves

Notícias Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...