terça-feira, 5 de junho de 2012

MÓDULO 5: A transversalidade de gênero e raça na gestão pública


RESUMO


 MÓDULO 5: A transversalidade de gênero e raça na gestão pública

Quando falamos em transversalidade de gênero  e raça  nos referimos às ações dos governos voltadas as necessidades da mulher, são os programas específicos que tem o intuito de combater as diversas formas de discriminação sofridas por elas. Como visto em unidades anteriores, os movimentos organizados principalmente de mulheres e negros tem tido extrema importância na criação e execução das diversas políticas públicas e nos planos de governo sempre buscando a igualdade, a justiça de forma transversal A desigualdade de gênero está intimamente relacionada à formação social, as diferenças de sexo, diferenças nos comportamentos, na educação e na inserção ao mercado de trabalho, dentre tantos outros. Desse modo, a gestão pública deve voltar-se a criação de políticas que possibilitem as mulheres o alcance aos direitos básicos da cidadania Assim o módulo em questão subdivide-se em 04 unidades.

 A primeira relata  sobre a  Globalização e movimentos sociais: novos desafios para o estado e a sociedade:
A globalização é a interação de pessoas levando em conta os aspectos da economia, política, cultura e da sociedade em geral, bem como todas as transformações que a população vem sofrendo desde o império colonial até a atualidade.




A segunda temática da Unidade expõem sobre o Planejamento governamental e orçamento público com recorte de gênero e raça: o orçamento público é um instrumento que os governos utilizam para colocar em ordem suas finanças/ações, sempre considerando as metas que pretende-se alcançar em um período de tempo. Revela ainda que o PPA- plano plurianual é um instrumento de planejamento de médio prazo, com prazo de 04 anos, respeitando sempre a data de 31 de agosto. São ainda instrumentos de planejamento e orçamento o PPA- Plano Plurianual. LDO- Lei de Diretrizes Orçamentárias ,  indica metas e prioridades e orienta na elaboração do orçamento com data limite até 15 de abril de cada ano;  e a LOA- Lei Orçamentária  Anual, estima receita e fixa as  despesas anuais, com data até 31 de agosto de cada ano.  

O terceiro assunto fala sobre o  monitoramento e avaliação de programas e projetos, onde a missão essencial  da avaliação e do monitoramento é  controlar o processo de implantação das ações do governo ( políticas públicas, projetos e programas) e garantir que as mesmas produza os resultados esperados para que foram criadas, para tanto, faz-se necessário a efetiva partição popular, principalmente a população beneficiaria com as políticas públicas, pois assim  se fortalece a democracia e melhora o diálogo entre governo e sociedade.

A quarta e última  nos informa sobre a elaboração de projetos e legislações: Planejar é uma tarefa  que se relaciona  com os objetivos  organizacionais, que por sua vez conciliam-se com a missão da empresa. O gestor deve possuir formação profissional para gerir a empresa de tal forma que as políticas  públicas venham diminuir as diferenças de gênero e raça, através da democracia e  do compromisso ético,  qualificando os problemas para que o público alvo seja identificado e a ação implementada de forma tal a satisfazer  na integra os anseios da população beneficiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPONENTES GRUPO 01 - POLO ARACRUZ


Simonton Moreira de Freitas/Marcos Maciel Barreiros/Aristenia Mancini Martin/Denise Ferreira de Araújo/Rosa Eliane Cardoso/Soleniete Marinho/Alessandra Tellis Gonçalves/Alan de Morais Alves

Notícias Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...